Diminuir Fonte Aumentar Fonte Enviar por e-mail Enviar Imprimir Imprimir PDFPDF Voltar Voltar Compartilhe Compartilhe

Sustentabilidade

Sustentabilidade


Em um contexto de constante evolução dos mercados, legislações e expectativas sociais, a Tereos Internacional considera a Responsabilidade Social Corporativa parte de sua estratégia global. Nesse sentido, o grupo Tereos, controlador da Tereos Internacional, formalizou uma política de Responsabilidade Social Corporativa composta por cinco pilares: agricultura sustentável, indústria e logística positivas, qualidade do produto, desenvolvimento local e nutrição e saúde.

Esses pilares levam em conta os principais desafios do grupo em seu contexto de atuação e sua presença em toda cadeia de produção: desde a produção de matérias-primas agrícolas, o processo industrial e, por fim, o consumidor final.
 

MOÇAMBIQUE

LUTA CONTRA A AIDS E A MALARIA - Principal empregador do distrito de Marromeu no delta do Zambèze, a Guarani, através de sua subsidiária Companhia de Sena, realiza na região há vários anos uma política de acompanhamento social muito ativa. O programa de sensibilização das populações aos riscos da AIDS e da malária é um dos mais antigos. Em 2012, mais de 8.800 homens e mulheres participaram de uma campanha de diagnóstico da AIDS, sendo 5.200 assalariados e 3.600 habitantes de comunidades próximas. Para facilitar o acesso à água das populações locais, a Tereos colocou em prática um plano plurianual de perfuração de poços. A Guarani também participou da construção de uma escola de ensino fundamental e de uma «moradia estudantil» entregues às autoridades de Marromeu, ela mantém dois orfanatos que acolhem mais de 70 crianças. Todos os anos são definidas prioridades com as autoridades locais para melhorar as condições de vida e de trabalho.



BRASIL

DOAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA AO HOSPITAL DE BARRETOS - Em um contexto de grande aumento na demanda de eletricidade no Brasil e na qualidade de produtor de eletricidade renovável através do desenvolvimento da cogeração em suas unidades industriais, em 2012, a Guarani doou 1.200 MWh de eletricidade verde para o hospital de Barretos, situado a 430 km de São Paulo. Este hospital é especializado no tratamento de câncer.

AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS - A Guarani foi escolhida pela BASF para ser a primeira empresa do setor sucroenergético brasileiro a implantar seu programa AgBalanceTM, um novo método para medir e avaliar práticas agrícolas sustentáveis. O estudo permitiu avaliar as performances econômicas, sociais e ambientais das unidades industriais Andrade e Cruz Alta.

PROGRAMA DE TRANSIÇÃO - A Guarani implantou um programa de remanejamento dos trabalhadores agrícolas para atividades industriais: mecânico, eletricista, soldador, motorista. Assim, no âmbito de seu programa de mecanização da colheita de cana-de-açúcar, a Guarani obteve o selo «Empresa compromissada» pela «Comissão Nacional de Diálogo e Avaliação do Compromisso Nacional». Esta distinção é uma importante marca de reconhecimento do compromisso e dos esforços feitos pela Guarani para melhorar as condições de trabalho na indústria da cana-de-açúcar e para facilitar a integração de trabalhadores cuja atividade desaparecerá com a mecanização.



ILHA DA REUNIÃO

MEMBRO DA REDE ALIZÉ - A Tereos Océan Indien e mais 15 empresas da Ilha da Reunião formam a Alizé Réunion, a primeira implantação em território ultramarino deste dispositivo de parceria que permite que as grandes empresas contribuam com ajuda técnica e financeira para PME's que possuam um projeto de expansão.
Em termos de França, a Alizé mobiliza 160 grandes empresas e possibilitou a criação de 9.000 empregos, ajudando 1.400 PME's a se desenvolver. Na Ilha da Reunião, este dispositivo permite criar uma solidariedade entre as empresas locais e auxiliar na realização de projetos de desenvolvimento, fomentadores de empregos fixos.



EUROPA

PRODUÇÃO DE ALTO DESEMPENHO COM PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE – A Tereos Syral prioriza a reutilização de recursos naturais em suas atividades industriais. Está comprometida com o desenvolvimento e aplicação de métodos de produção e produtos que respeitam o meio ambiente. A empresa promove o conceito de sustentabilidade para dentro e fora da empresa conscientizando seus públicos a optar por escolhas sustentáveis de produção. Conformidade legal, práticas para reduzir a poluição e aprimorar o desempenho ambiental são parte da missão diária da Tereos Syral.

ECO-PROFILE – Em 2011, a Tereos Syral participou do estudo Eco-profile publicado pela AAF (Associação Europeia de Amido) a respeito de toda cadeia de produtos derivados do amido. Desde então, a empresa reduziu significativamente o consumo de energia em 20% e água em 10% em relação os últimos 10 anos e certificou algumas de suas unidades industriais com a ISO 14 000. No mesmo ano, a Tereos Syral participou de outro estudo, chamado Avaliação do Ciclo de Vida, também organizado pela AAF para a análise de desempenho sustentável da produção desde o cultivo da matéria-prima, no caso, trigo e milho, até a saída dos produtos da fábrica (amidos e coprodutos). Categorias relacionadas ao aquecimento global, uso da água, acidificação, destruição da camada de ozônio, eutrofização e manejo do solo fizeram parte da avaliação.

ECONOMIA DE ENERGIA EM SALUZZO – A unidade de amido de Saluzzo na Itália expande a sua rede de energia de aquecimento oferecendo-a para a creche e a piscina da localidade. Em 2012, passou a oferecer energia a baixo custo para escolas e ginásios próximos à fábrica. Tal ação permite que a Tereos Syral rentabilize toda energia produzida e evite a emissão de 560 toneladas de CO2 por ano na atmosfera. Além de estreitar o relacionamento da empresa com a comunidade local, isso também colabora para que a administração pública da região economize em média 290 mil m3 de gás por ano.

Última Atualização em 12 de Agosto de 2013

Localização e Unidades Produtoras

Presença Global

Saiba mais
Condições de Uso - Política de Privacidade ©2013, Tereos Internacional. Todos os direitos reservados.